Encanto foi a novo filme da Disney, lançado em novembro de 2021. Um sucesso de bilheteria, ultrapassando até o filme da Marvel, Eternos.

As animações da Disney estão cada vez mais diversas, abordando assuntos e culturas diferentes. Desta vez, a história de Encanto se passa na Colômbia, com a família Madrigal, ela é conhecida pelos seus poderes que são chamados de “milagres”. O encanto ou milagre, surgiu em um momento muito difícil da vida de Alma e Pedro, assim nessa época uma simples vela se tornou uma fonte de magia.

Os Madrigal ganham seus dons ao completar cinco anos, passando por um ritual simples para receber o dom. Mas apenas Mirabel nossa personagem principal, não recebeu nenhum dom e isso a afetou muito, pois não entendia o porquê ela não foi escolhida.

Apesar de toda essa história fantasiosa, a mensagem que o filme carrega é muito maior e no final entendemos o seu real ensinamento.

A jornada da Heroína ocorre em sua própria casa

Estamos acostumados com o herói sempre desbravando novos ambientes e saindo em uma nova aventura mundo afora. Mas dessa fez foi diferente, a jovem Mirabel é a única que pode ajudar a sua família, tirando as vendas que cegam a Abuela Alma, que esquece qual o real significado da família, e toda historia se passa na casa dos Madrigal, mas não pense que isso torna a historia cansativa, muito pelo contrario, a torna interessante.

Ao longa da narrativa conhecemos Luisa, uma moça superforte; Isabela, a perfeição em pessoa com suas lindas flores; Bruno, vê o futuro; Julieta com o poder da cura; Dolores com sua super audição, entre outros personagens cativantes.  

Curiosidades de Encanto:

Personagens deletados

Na história inicial havia mais membros na família Madrigal que foram deletados ou modificados no filme, veja a imagem abaixo:

Imagem do livro The Art of Encanto

O poder de Mirabel (spoiler)

Existem teorias sobre qual seria o verdadeiro poder de Mirabel, após analisá-las, entendemos que no dia de receber seu dom, ela realmente ganhou. Em uma das últimas cenas podemos ver ela colocando a maçaneta na porta de entrada da casa, igual acontecia no ritual, então naquele momento toda a magia retorna, assim concluímos que ela simboliza a própria magia de encanto, o próprio milagre, o elo que liga toda a família e a casa.

As borboletas amarelas

As borboletas amarelas aparecem em muitos momentos importantes do filme: quando Alma e Pedro (avós de Mirabel) se conheceram; nas roupas de Mirabel; em detalhes de algumas cenas; quando Mirabel e Alma fazem as pazes; na vela mágica.

Essa criatura aparece como guia na história, conduzindo nossa heroína. O simbolismo da borboleta é alegria, mudança e transformação. E muitos acreditam que represente Pedro o avô de Mirabel.

A referência do uso das borboletas amarelas foi inspirada pelo livro 100 anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

Assista ao trailer:

Gostou? Clique aqui e tenha acesso a mais conteúdos.