Com apenas 18 anos, a atriz, cantora e compositora Olivia Rodrigo ganhou muita relevância nesse primeiro semestre de 2021, principalmente com o lançamento do seu single de estreia Drives License e, posteriormente, com o lançamento de Deja Vu e Good 4 U, que precederam o seu aclamado primeiro álbum Sour, lançado dia 21 de maio.

Com inspiração em Taylor Swift e Lorde, sua música conquistou milhares de fãs ao redor do mundo (e muitos brasileiros!). Conheça agora um pouco da história de Olivia Rodrigo, desde sua carreira como atriz até o fenômeno musical atual!

Carreira de atriz

Nascida nos Estados Unidos, com descendência filipina, alemã e irlandesa, Olivia Rodrigo teve aulas de atuação e canto desde os seis anos de idade. Sua primeira vez nas telas foi em um comercial da Old Navy. Pouco tempo depois, em 2015, ela fez sua estreia como atriz no papel principal de Grace Thomas, no filme An American Girl: Grace Stirs Up Success. Em 2016, ela estrelou como Paige Olvera, na série Bizaardvark do Disney Channel, e se manteve no papel por três temporadas.

No começo de 2019, Olivia Rodrigo foi escalada para o papel principal de Nini Salazar-Roberts em High School Musical: The Musical: The Series, série da Disney+ que estreou em novembro daquele ano, e para a trilha sonora da série ela escreveu “All I Want” e co-escreveu “Just for a Moment”, sendo essas suas primeiras participações no mundo musical.

Carreira Musical

Em 2020, Olivia Rodrigo assinou contrato com a Interscope Records e Geffen Records, e em 8 de janeiro de 2021 lançou seu single de estreia “Drivers License”. Logo na semana de lançamento, a música foi aclamada pela crítica e quebrou duas vezes o recorde do Spotify de transmissões diárias de uma música não-natalina. Em 4 dias de lançamento, Drivers License já tinha mais de 17 milhões de streams globais, grande parte devido à sua popularidade na plataforma de vídeos TikTok.

A canção estreou no top 1 na Billboard Hot 100,e também alcançou a posição número um em diversos países. Em entrevista, a cantora declarou que foi a semana mais louca de sua carreira, e que sua vida inteira mudou em um instante.

Em abril de 2021, Rodrigo lançou o single “Deja Vu”, que estreou em número 8 na Billboard, tornando-se a primeira artista a estrear seus dois primeiros lançamentos no top 10 da Billboard Hot 100. O terceiro single do álbum Sour, “Good 4 U”, foi lançado em 14 de maio, e o álbum completo em 21 do mesmo mês. Sour foi muito bem recebido, tanto pelos fãs quanto pela crítica, visto como um “álbum de amadurecimento dos estilos de Taylor Swift e Lorde”, e Olivia Rodrigo já está sendo considerada por críticos como uma das melhores artistas da Geração Z

Ficou com vontade de descobrir o estilo musical desse novo fenômeno? Confira abaixo o clipe da canção favorita da Olivia Rodrigo deste que vos escreve, o terceiro single “Good 4 U”:

Leia também: 25 anos de Holy Land, a obra-prima do Angra